Olá pessoal!!!
Desculpe o sumiço, mas andei um tanto ocupado e o tempo ficou muito escasso, porém não posso deixar na mão todos leitores que me apoiam e incentivam a continuar postando no blog.
Hoje selecionei um assunto que para muitos parece muito complexo, porém não é tão complexo assim, apenas exige paciência e um pouco de investimento financeiro. Vamos abordar nestas postagens que serão divididas em 3 partes, montagem de um home studio e gravações de áudio.
Vamos lá....
A primeira coisa que devemos ter em mente é que o mito que um home Studio custa no mínimo R$ 40.000,00 e que o investimento é alto, já era, chega desta lenda urbana, eu por exemplo já fiz gravações profissionais com um pc pentium 4, memória de 1GB, hd 160GB e placa de som SoundBlaster Audgy 24Bits 7.1, a qualidade das guitarras ficaram impressionantes, ninguém poderia imaginar a estrutura que eu havia captado aquelas linhas de guitarras, por isso, chega de lendas urbanas, mitos, etc, etc, estamos no século XXI e a tecnologia trouxe facilidade de acesso a informação e preços de equipamentos acessíveis.
Vamos aos requisitos dos equipamentos para obter um bom desempenho e uma boa qualidade de gravação, lembrando que estarei abordando gravações semi-profissionais até profissionais, porém mais direcionando a instrumentos como guitarra, violão, baixo e teclado, pois eles exigem menos estrutura e com uma placa de 1 canal você consegue se virar bem. Para bateria requer placas com mais de 6 canais para se gravar vários canais separados e simultâneos, por isso o custo aumenta.
Configuração mínima do computador
- Processadores de 1.6 Ghz (Recomendo processadores Intel, pois aquecem menos, mas pode ser usado da marca Amd sem problemas)
- Memória 2GB
- Placa mãe (Asus, Intel, Msi)
- Hd Sata 160GB
- Monitor (Quanto maior melhor)
- Sistema Operacional (Winxp, Winvista, Win7)
Mesa de Som (Mínimo requisito)
- 2 Canais ou mais
- Stereo
- Entrada/Saída de Efeito (Efx in/out)
Placa de Som (Mínimo requisito)
- SoundBlaster 128 Pci 16bits 2.1 44Khz - 1 entrada
- SoundBlaster Audgy Pci 24bits 5.1 44Khz - 1 entrada
- SoundBlaster Audgy Pci 24bits 7.1 48Khz - 1 entrada
- Placa De Som Pci M-audio Audiophile 2496 2.1 Pci 24Bits 96Khz - 2 entradas
- M-AUDIO FAST TRACK PRO USB 2 - Pci 24Bits 96Khz - 2 entradas frontais mic/instrumento com preamps
- Etc
Teclados controladores Mid
- Teclado Controlador Midi Usb Behringer
- M-audio Oxygen 25 V3 . Controlador Midi
- Etc
Agora vamos a conexão placa/micro/mesa de som/ instrumento:
Fig.1
A Fig.1 demonstra como deve ser conectados os equipamentos.
Softwares Multipistas (Produção Musical)
- Sonar (Versões 4,5,6,7,8 e X1)
- Nuendo
- Adobe Audition
- Cood Edit
- Cubase
- Etc
Softwares Simuladores
- Guitar Ring (Versões: 4 e 5)
- Amplitube (Versões: Fender, Metal, Clássico)
- Ampeg
- Etc
Monitores de Audio Ativos (Caixas acústicas)
Potência mínima recomendada 48W
Marcas: Microlab, Behringer, M-audio, etc
Obs: Comprei um monitor ativo da marca microlab de 48W e estou muito satisfeito com a qualidade, o valor varia entre 250,00 à 300,00.
Fones
Recomendo que mesmo tendo um monitor de áudio, invista em um fone também, pois é fundamental na fase de mixagem para editar detalhes...
Fones (Marcas e modelos mínimos)
- Marca: AKG - Modelo: 414P
- Marca: Koss - Modelo: Porta pro classic
O investimento para este projeto de home studio é consideravelmente baixo, varia de 4.000,00 à 6.000,00, porém não colocamos no projeto o tratamento acústico.
Bem, por hoje ficamos por aqui, fiquem atentos as próximas postagens com a continuação do tema "Monte um Home Studio sem complicações".
Até breve!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário