quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Instalando Led e entrada de Fonte nos wah wah`s VOX v847 e Cry Baby GCB95


Olá pessoal!

Acabo de adquirir um wah wah Vox v847 americano, muito bom por sinal,  resolvi fazer as mesmas customizações que fiz no meu antigo Cry Baby GCB95, instalei led azul e adaptei entrada de fonte 9V, porém o GCB95 já vem com conexão para alimentação de fonte. Espero que vocês gostem desta postagem. 

Adaptando entrada de fonte no wah wah Vox v847

 É  notório que o modelo de wah wah Vox v847 americano não vem com entrada de fonte 9V, somente suporte para bateria, há rumores que eles já fazem este tipo de coisa para não correr risco de alterações no timbre clássico,  que podem ser causadas por fontes não confiáveis e não estabilizadas, mas compensa sendo true bypass. Os wah wah´s Vox v847 fabricados na china já vem com este recurso, um ponto positivo ao meu ver. Mas não podemos comparar os componentes americanos e a qualidade de mão de obra com as dos chineses, por isso vale a pena comprar um americano e adaptar uma entrada de fonte 9V.

 Então vamos lá!

Materias/Ferramentas:
  • Par de Fios finos de cor preta e vermelho (Pode ser outra cor, mas tome cuidado com o positivo é sempre bom utilizar a cor vermelha)·   
  • Plug fêmea DC-026-0.5 (Com parafusos para fixação)
  • Ferro de Solda
  • Solda
  • Multímetro
Procedimentos:

1º  Faça um furo com a broca que tenha o diâmetro da parte mais larga do conector macho DC (O conector da fonte 9v), para o conector poder passar livremente pelo furo, sem correr risco de tocar na carcaça do wah wah e causar curto.
 2º  Solde os fios no plug fêmea, lembrando que o positivo do conector macho é para fora, é a área externa do plug, por isso deve ser identificado no plug fêmea onde é o pino  positivo, para isso conecte o plug da fonte de 9v na fêmea, pegue o multímetro e coloque na escala DCV 20, ligue a fonte na tomada, pegue as ponteiras do multímetro e coloque a preta em um dos pinos da fêmea e o vermelho no outro pino, se no multímetro mostrar um valor com o menos (-) na frente, é sinal que a polaridade está invertida, inverta as ponteiras do multímetro, mostrando somente os números sem o sinal de menos, verifique e marque o pino que a ponteira vermelha está localizada. Pronto você achou o positivo.
3º  Solde o fio vermelho no posito da fêmea, solde o fio preto no outro pino que sobrou do plug fêmea
4º  Desencape os fios preto e vermelho da bateria, lembrando que ao desencapar não faça na mesma direção para não correr o risco dos 2 fios se juntarem e criar um curto.
5º  Solde o fio vermelho da fêmea no vermelho desencapado da bateria, o preto da fêmea solde no preto do fio preto da bateria. (para fica melhor esteticamente o ideal seria localizar no circuito do pedal o positivo e o negativo,  soldar os fios do plug fêmea diretamente na placa. Porém como os leitores em sua maioria não tem tanta experiência com eletrônica, preferi explorar o mais fácil e ser objetivo.
6º  Isole os fios de maneira segura com uma fita isolante de qualidade. 
7º  Ligue o plug macho no plug fêmea, ligue a fonte na energia, teste o pedal para ver se tudo está funcionando perfeitamente, se tudo estiver ok, fixe a fêmea com parafuso no furo, feche o pedal e seja feliz por economizar grana que você gastaria com as baterias.   
   

     Fig.1

    Fig. 2

Instalando led no Vox e Cry Baby

A instalação do led autobrilho utiliza o mesmo procedimento para ambos pedais.

Materiais:
  • Led Autobrilho
  • Fios par
  • Chave DPDT
  • Resistor 12k

1º Corte os fios verde, branco e azul da chave original on/off do pedal wah wah.
2º Instale a Chave DPDT na furação da carcaça do Wah Wah.
3º Solde os fios verde, branco e azul na chave 3DPT, como mostra a fig.3.
     
      

   Fig. 3

4º Ligue o Wah wah  e teste para ver se está funcionando, estando tudo ok, vamos para a instalação do led.
5º Faça o furo para a instalação do led.

  Fig. 4

6º Pegue o led e utilize o multímetro na escala de teste de continuidade ou diodo, geralmente apresenta o desenho como na fig.5.


Fig.5

Teste o led e descubra qual é o positivo, coloque a ponteira vermelha em um pino do led e a preta em outro pino, se não acender é porque está invertido, então inverta as ponteiras, se acender marque o pino que a ponteira vermelha está localizada, solde um fio vermelho no pino positivo do led, depois solde a outra extremidade no fio vermelho do conector de bateria, como mostra a fig.7.

 

 Fig.6

7º Solde o resistor de 12k no pino negativo do led, solde na outra extremidade do resistor o fio preto, este fio preto será soldado na chave DPDT como mostra a figura, pegue outro fio preto e solde em outro pino da chave DPDT como mostra a fig.7, a outra extremidade deve ser soldada no fio preto do conector da bateria. Agora faça o teste e veja se o led ao ligar o wah wah também é ligado. Se tudo estive ok, fixe bem e regule a altura a gosto a chave DPDT e bons sons...


Fig.7

   Fig.8


Obs: Na Fig.7 utilizei as cores de fios para o led, azul e branco,  no texto me referi como vermelho e preto. No desenho me baseiei no meu pedal que usa no led fios azul e branco. Tenha atenção para não se confundir, pois nas fotos e no desenho tem o azul do wah wah e o azul do led, são fios para diferentes funções. O desenho é bem claro, basta seguí-lo.

RESULTADO FINAL







RESULTADO FINAL NO SETUP