quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Evoluções da guitarra elétrica & sua História

Olá pessoal!

Nesta postagem iremos falar sobre a evolução da guitarra desde a sua criação até os dias atuais, vamos abordar evoluções significativas que mudaram o cenário da música mundial.

Vamos lá então...

Não podemos atribuir a criação da guitarra a uma pessoa específica, pois foi fruto de várias experiências de diversas pessoas de culturas e países diferentes (Técnicos em eletrônica, carpinteiros, músicos etc), existem fatos na história que mencionam um brasileiro como um dos responsáveis por parte destas experiências, porém não consegui embasamento suficiente para afirmar de maneira categórica tais fatos. O que se sabe é que a guitarra foi inspirada em outros instrumentos, como a Vihuela, um instrumento espanhol de 5 cordas, porém a guitarra elétrica que conhecemos teve a primeira construção a partir de um violão em 1930, sendo adaptado no corpo de um violão um tipo de microfone, porém aconteceram alguns problemas, pois ocorria muitas microfonias e o famoso feedback, pois o corpo do violão vibrava por ser oco. Os problemas careciam de solução e foram solucionados

Primeira guitarra elétrica  
Um pouco de história

A necessidade de uma guitarra elétrica surgiu porque alguns músicos achavam que o violão clássico era muito calmo para contribuir para a produção musical de grupos em vários aspectos. Este problema começou a ser particularmente evidente nas salas de concertos de música de 1880.

Décadas mais tarde, as grandes bandas dos anos 20 priorizavam o som e o ritmo dos instrumentos de percussão, de modo que o violão se tornou um item secundário, produzindo melodias tão baixas (em relação à bateria) que nem mesmo os músicos do grupo podiam ouvir. A necessidade de uma inovação para o violão era óbvia e necessária.

George Beauchamp, um dos integrantes da dupla criadora, já tocava guitarra havaiana (com estrutura de aço e de uso na horizontal no colo) e isso foi um fator chave para a invenção da guitarra elétrica.
Beauchamp, então conheceu Rickenbacker no Dopyera Brothers, um fabricante de guitarra em Los Angeles, e eles concordaram em trabalhar em um projeto de guitarra elétrica juntos. Adolph Rickenbacker foi um dos pioneiros em sua área profissional, sendo um homem que gostava de inovações e ousadia, como a fundação da Rickenbacker International Corporation, uma empresa cujo único propósito era criar e fabricar instrumentos musicais elétricos. George Beauchamp e Adolph Rickenbacker resolveram por os seus conhecimentos e visionarismos em prática.
Em 1930 George Beauchamp e Adolph Rickenbacker começaram a trabalhar em um protótipo. Depois de muitas tentativas, finalmente a dupla inventou um dispositivo eletromagnético que pegava as vibrações das cordas da guitarra com grande clareza. Em poucas palavras, os eletroímãs convertiam essas vibrações em um sinal elétrico, que era amplificado e transmitido através de alto-falantes.


Em 1931, eles instalaram esses captadores em uma estrutura desenhada por Harry Watson, uma guitarra de colo feita de alumínio chamada "Frying Pan" (frigideira em ingês) devido ao seu tamanho e forma. A partir daí, a invenção se tornou a primeira guitarra elétrica comercialmente viável.

Adolph mostrando o protótipo da invenção em 1972 
Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian

Desde essa data, a primeira menção conhecida do público de uma guitarra eléctrica melhorada apareceu em Wichita, Kansas, em outubro de 1932. O músico Brewer Gage fez uma demonstração para a imprensa com duas de suas aquisições recentes, uma guitarra havaiana elétrica e outra elétrica padrão, sendo que as duas tinham sido criações de Beauchamp.



Guitarra de madeira 

As estruturas em madeira vieram com a adaptação do músico Les Paul em 1940, quando ele criou o "The Log", uma guitarra cujas cordas e captadores foram montados em um modelo esculpido a partir de um bloco sólido de madeira. Desde então, mais e mais modernizações aconteceram e o resto da história o mundo todo conheceu com o sucesso do rock e de outros estilos que utilizam a guitarra elétrica.

Log Les Paul
Guitarra The Log


A biografia de Les Paul, no entanto, revela que a ideia de inventar uma guitarra de corpo sólido o acompanhou desde sua infância. Quando tinha 12 anos, Lester amplificou um violão pela primeira vez. Para que a plateia mais distante pudesse ouvi-lo, fez a primeira grande gambiarra amplificando o som com uma agulha de toca-discos, um telefone, um rádio e um gravador. Improvisações como essa, deram a Lester alguns apelidos como The Wizard of Waukesha e Thomas Edison da música.

Lester William Polfus
Lester William Polfus

Em 1939 começou a criar um protótipo para a sua primeira guitarra, batizada como “The Log”. Dois anos depois, Lester apresentou seu protótipo aos executivos da Gibson, que riram da ideia. A Gibson achou tudo tão ridículo que zombou de Lester, chamando-o de “garoto da vassoura com captadores”. Naquela época, nenhuma empresa estava comercializando guitarras de corpo sólido. Lester tentou inovar, mas foi barrado. Uma década mais tarde a Gibson se arrependeria.

Nos anos 1950 a Gibson estava tomando um laço da Fender. Tudo porque o seu criador, Leo Fender, já havia começado a produzir uma guitarra de corpo sólido. Mesmo antecipando-se à concorrente, Leo Fender só havia iniciado o seu protótipo em 1944, três anos após Lester ser rejeitado pela Gibson.

Em 1950, foi lançada oficialmente a Fender Broadcaster, posteriormente renomeada para Telecaster, a primeira guitarra com corpo sólido disponível comercialmente. A Gibson se apavorou. Foi após apanhar bastante da concorrente que resolveu aderir à invenção de Les Paul.

No ano seguinte, a Gibson entrou em contato com o “garoto da vassoura com captadores”. A Gibson desejava manufaturar o modelo da guitarra de Les Paul, mas foi um pouco relutante ao aceitar o nome. A ideia de batizar a guitarra de Les Paul partiu do próprio criador. Sem alternativas, a Gibson aceitou e a primeira Les Paul foi lançada em 1952.

O primeiro modelo da Les Paul, com o acabamento dourado, ficou conhecido como Gold Top. Com o sucesso da nova guitarra, Les Paul e a Gibson produziram novos modelos. Em 1954 foram lançadas versões customizadas com outras cores, como a Black Beauty, e em 1958, a Gold Top foi substituída pelo modelo Sunburst Standard, possivelmente o mais famoso de todos. O modelo original Gold Top ainda seria relançado em 1968, 1982 e 1987.

Guitarra Modelo Les Paul

Hoje, o modelo Les Paul não é exclusividade da Gibson. Obviamente nenhuma Les Paul soa tão bem como uma Gibson, mas o modelo passou a ser reproduzido por inúmeras outras marcas. A Epiphone, linha júnior da Gibson, é certamente a melhor alternativa para quem ainda não tem como investir em uma Les Paul original.


Lester William Poulfus morreu em 12 de agosto de 2009 de pneumonia, mas seu legado será eterno.

Guitarras Fender

A história da guitarra não pode ser contada sem mencionar a marca fender, a fender nasceu a partir de um homem que tinha os seus 48 anos, algo por ai, que não sabia tocar guitarra, mas entendia de eletrônica, Mr. Leo Fender, ele criou as guitarras que até hoje são as mais vendidas em todo planeta.
Por volta de 1950, Leo Fender consertava rádios e alto falantes na cidade de Fullerton California, mas tinha um sonho de usar a eletricidade para criar novos instrumentos musicais. Leo Fender já trabalhava em um prototipo de uma guitarra de corpo sólido há anos, porém só obteve sucesso em 1949, paralelo a sua profissão de técnico em eletrônica ele criou a primeira guitarra solida e a nomeou de TELECASTER. O seu projeto simples, mas eficaz e seu som revolucionário inovou e criou tendências na fabricação de guitarra e na música popular. Inicialmente distribuída como Broadcaster no outono (primavera, no Brasil) de 1949, foi a primeira guitarra de seu tipo a ser produzida em uma escala significativa. Sua produção comercial pode ser traçada já em março de 1950, quando os modelos Squier simples e com dois captadores foram vendidos pela primeira vez.


Uma Telecaster de 1950 em um museu


Em 1954 a Fender Stratocaster foi criada e é um modelo de guitarra elétrica desenhada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954, e fabricada continuamente até os dias de hoje.

Ficou famosa por ter sido a guitarra de, Jimi Hendrix, David Gilmour, Eric Clapton, Yngwie Malmsteen, Eric Johnson, Stevie Ray Vaughan, Mark Knopfler, Dave Murray, Buddy Guy, Rory Gallagher, Ritchie Blackmore, Jeff Beck, Janick Gers, James Root, Tony Iommi, John Mayer e inúmeros outros grandes guitarristas também a usaram.


Fender Stratocaster


Veja abaixo um pouco da história da Fender
 


Anos 80, modernização da guitarra,  captadores evoluídos e ponte Floyd Rose

No final dos anos 70 um assombroso conceito de ponte apareceu, as pontes flutuantes Floyd Rose, revolucionou o Rock mundial, com esta ponte podia-se criar sons imagináveis que em uma ponte fixa não se podia, além dela permitir uma afinação perfeita mesmo após muita brutalidade na pegada, bends extremos eram possíveis sem necessidade de reafinar a guitarra, com esta ponte ainda era possível utilizar microafinações, era um conceito inovador, os guitarrista da época se reinventaram após floyd rose.

 Ponte Floyd Rose


A febre dos captadores duplos (Humbuckers) também chegaram a notoriedade com as Floyds, os grandes guitarristas da época eram vistos desfilando com suas guitarras equipadas com hambuckers e floyd rose, nesta época o jovem guitarrista Steve Vai estava assombrando o mundo com a sua habilidade, ele utilizava guitarras da marca IBANEZ, outro guitarrista que deixa todos com queixo caído era o Edie Van Halen, da Banda Van Halen, todos dois usavam e abusavam de suas floyds. 


Guitarra Ibanez prestige - Com ponte Floyd rose e Captadores Hambucker - Usada por Steve Vai antes de oficializar a Jem com sua assinatura


Estas guitarras foram febre até mais ou menos os anos 2000, após este ano uma tendência vintage ofuscou um pouco este tipo de guitarra, os músicos passaram a usar modelos mais antigos e tradicionais, uma era de virtuosismo parecia dar entrada a uma nova era onde o simples e direto era a moda, claro que para tudo existe a exceção. Grandes guitarristas ainda utilizam este tipo de guitarra, devido a estabilidade da afinação e timbre encorpado, geralmente são guitarras versáteis, porém o uso é maior no Rock e Heavy Metal, estilos mais pesados, mas como disse e afirmo, são guitarras versáteis. Nos anos 80/90 as marcas de guitarra que estavam em ascenção eram Jackson, kramer, Carvin, a japoneza Ibanez, entre outras, porém a sobrevivente nos dias atuais que mantem seu nome no mercado é a Ibanez.

Edie Van Haley com sua guitarra Kramer


Veja o vídeo abaixo e aprecie uma boa aplicação da ponte floyd rose a partir do minuto 1.05, com o guitarrista Steve Vai, o vídeo é parte do filme "A encruzilhada(CrossRoads)"




Bem pessoal, esta postagem foi um resumo da história da guitarra, fiquem com Deus! 

Grande abraço!