quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Guitar Rig - Simulador de Efeitos

Olá pessoal!

Tenho andado com o tempo muito apertado, são trabalhos em estúdios, outros na minha profissão de Administrador de redes, etc etc. Mil desculpas!
A boa notícia é que acabo de entrar em férias e estou aqui para falar um pouco sobre o Guitar Rig e dar uma força para quem está iniciando com simuladores virtuais. Bem, vamos ao que interessa!
INTRODUÇÃO
Hoje vou falar um pouco do software Guitar Rig, ele é um simulador de efeitos, o melhor que já usei, por muito tempo usei o amplitube, é um bom simulador, mas deixa muito a desejar. Chega de montar aquelas parafernálias de Set de pedais e amplificadores, escolher o melhor angulo para os microfones, deixar os vizinhos e familiares surdos e perturbados com o barulho, etc, etc... No fim deste trabalhão obter um resultado frustrante, aquém do esperado. A tarefa de registrar guitarras matadoras e fantásticas em um home estúdio, onde o orçamento é curto, não é fácil. Eis a solução, "Guitar Rig", grave no seu fone tranquilamente sem atrapalhar ninguém, se você tem monitores de qualidade melhor ainda! Um detalhe importante que esqueci foi que o Guitar Rig tem efeitos e amplis para Baixo e pode ser usado perfeitamente. A versão que utilizo é a 4.07 R960.
Obs. Usar o guitar rig não quer dizer que eu não goste dos pedais analógicos e amplis, nada como um som real, mas perante as facilidades dos virtuais para gravação, hoje praticamente em estúdio uso o GR, apenas com a exceção do meu Wah Wah Cry baby Gcb95, pois não tenho o controlador, não sei se o wah wah simulado soaria legal, quem tiver o controlador do GR pode testar e me dizer... rs...
INFORMAÇÕES INICIAIS:
  • A primeira coisa a fazer para usar qualquer simulador é o bê-a-bá, conectar a guitarra no input da placa de som do pc, como na figura abaixo. Verifique se o som da guitarra está saindo nas caixas do pc ou no fone. Após fazer todas estas etapas e obter êxito, vamos adiante. Um detalhe importante é, se você tem grana para investir em uma mesa de som de boa qualidade ou um pré de boa qualidade também, seria muito bom, pois aumentaria a qualidade dos timbres.
  • Agora vamos instalar o programa Guitar Rig 4, está disponível em : Clique aqui
  • Após instalar o GR devemos instalar o ASIOALL. O Asioall é um driver para melhorar a latência da placa de som, possibilitando não haver atrasos no som, está disponível em -> Clique aqui (Obs. Se sua placa de som é profissional, provavelmente não precise do AsioALL, faça o teste antes de instalá-lo.
  • Abra o GR e aproveite o melhor timbre virtual que existe...
FUNÇÕES DO GUITAR RIG 4
Esta é a tela inicial que é exibida ao entrar no programa, a área "Browser", a esquerda a área dos Banks padrões do programa, ao clicar em um banco é exibido abaixo os timbres existentes, caso queira criar seu próprio banco, click na área de bancos com o botão direito e escolha a opção "Create a new tag", digite o nome que desejar, a direita os efeitos carregados, como mostra a figura, na parte superior direita está localizado o botão de acesso ao controlador virtual.
Clicando no botão "Components" temos a área de efeitos e amplificadores, os mais diversos simuladores de amplis para guitarra e para baixo, todos baseados em timbres de marcas famosas, não só no timbre, mas no designer também, ao visualizar um amplificador ou pedal virá a mente a semelhança com algum que você já viu. rs

 Em "Options" podemos encontrar a área de configuração do controlador físico e algumas outras configurações referentes ao programa.

Abaixo o Controlador Físico do Guitar Rig, custa entre R$ 1.300,00 a 1.400,00 no Mercado Livre.
 
EFEITOS E AMPLIFICADORES
Ao clicar em "components" abre-se uma aba logo abaixo com: Amps, Dist, Mod, Eq, Vol, Rev, Tools, MDF, à frente falarei mais sobre cada um deles... Na figura abaixo todos amplificadores existentes no GR.
 
Dist: São todas as distorções disponíveis no GR, é claro com exceção das distorções dos amplificadores. Vou falar um pouco sobre elas.
Cat - Boa Distorção, não dispõe de muito gain, mas é baseada na distorção que malmsteen utilizava na década de 80.
Fuzz - Não curto muito esta distorção, pois é muito abelhuda, para quem curte o estilo Fuzz talvez goste, porém não tem muito gain e muito menos sustain.
Skreamer - É baseado na distorção descontinuada da Marshall a Shred Master, o gain é moderado, mas dando booster com a distorção de algum amplificador fica com o timbre bem legal.
SledgeHammer - É baseado no JackHammer da Marshall, sucessor do Shred Master, pessoalmente nunca me encontrei com o pedal JackHammer, muito rico em timbres, mas não muito fácil de encontrar um timbre rapidamente, a menos que tenha muito tempo disponível para gastar com ele, se tratando do simulador é mais uma opção do GR, usando-o com um amplificador legal, ele pode render bons timbres.
Distortion - É baseado no DS1 da boss, outro pedal que não me encontrei com ele, pois já tive também, mas com um bom amplificador pode-se conseguir bons timbres, o simulador não é diferente, nada de especial, um pedal sem surpresas...
Mezone - Baseado no Metalzone da Boss, quem conhece sabe que é uma colméia, mas regulando de maneira moderada e usando um bom amplificador dá para assassinar as abelhas... rs...
Big Fuzz - Um efeito baseado em pedais Fuzz, o timbre puxa bastante para agúdos com tendências a abelhar...
Demon - Este pedal sim, "é a distorção", alto gain, você precisará de um noise gate para segurar os ruídos, mas com o noise ele fica simplesmente perfeito, com opções de equalização em várias freqüências, possui um timbre encorpado e sólido, pode ser usado para base ou solo. Este é um dos meus favoritos. Só não aconselho o uso como o botão "scoop" habilitado, pois abelha muito.
Transamp - Baseado no Gt2 da Sansamp, muito bom o timbre, pesado e sólido, pode ser usado para solo ou para base, pois é muito versátil. Este também é um dos meus preferidos...
Treble booster e Gain Booster - São pedais de booster, eu particularmente como não tenho o controlador físico, então não uso estes boosters, mas são bons se for bem usado.
 
Mod: São todas as modulações disponíveis no Gr, garanto que todas são excelentes...
 
EQ: São os equalizadores diversos, autofilters, wah wah, enfim, efeitos que trabalham na alteração das frequências.

 Vol: São pedais de volume, compressores, limiters, noises, gates etc, pedais que alteram a intensidade do sinal limitando, compactando, aumentando etc...
 
Rev: São Delay e Reverbs. Os delay do Gr são maravilhosos super fiéis, destaco o "Psychedelay" por ser um ótimo delay e o reverse dele pode proporcionar timbres bem exóticos e viajantes e ainda pode simular uma cama de teclado, ele é um dos meus favoritos. Os outros são muito bons também, em efeito de reverb destaco o "Studio Reverb", ele é muito bom e simula bem ambientes.
 
Tools: São ferramentas mais avançadas como loops, cortes etc, eu particularmente não uso, mas é mais um recurso do GR.

MDF: São ferramentas interessantes, mas são complexas o uso, em uma próxima postagem se houver interesse eu falo sobre elas... É só deixar um comentário... rs

Quem quiser conferir os timbres que consigo obter no GR passe no meu palco e confira: http://palcomp3.com.br/claucilei
De acordo com o interesse, estarei postando dicas de como usar o Guitar Rig em gravações profissionais.
Espero que eu tenha contribuído com este post. Abraços e até o próximo post, espero comentários, pois este post deu um trabalhão, rs!!




Obs.: Não somos responsáveis por links de terceiros.