sábado, 23 de abril de 2011

Um guitarrista Virtuoso - Jason Becker

Olá pessoal!

Aproveitei estes feriados de 21 e 22 de Abril para relaxar um pouco e também fazer novos posts.
- Sempre ouvi falar bastante do guitarrista de neo-clássico Jason Becker e o que eu ouvia eram coisas boas, mas nunca senti curiosidade em conhecer suas obras. Um dia destes folheando uma revista destas especializadas em guitarras e equipamentos, vi uma matéria sobre o Becker, porém desta vez resolvi procurar vídeos e materias dele. Fiquei surpreso pelo virtuosismo do Backer, era um cara muito técnico, não é à toa que os grandes guitarristas o idolatram. Infelizmente usei o verbo "era" por que ele hoje não pode mais tocar, uma doença conhecida como  esclerose lateral amiotrófica o impediu que continuasse tocando aos 20 anos de idade,  na década de 90. Eu como guitarrista falo sobre o Becker com grande comoção. Imagine o que ele não deve ter passado.
Com a doença os médicos derão uma expectativa de vida de 5 anos, porém o caso era mais grave e Becker antes que completasse os 5 anos perdeu todos movimentos do corpo. Em 1997 o quadro ficou estável e ele com ajuda de programas de computador voltou a compor em seu estúdio particular.

O Jason Becker está fazendo um documentário sobre sua vida... Em uma entrevista ele fala como está o andamento, confira:





Papo com Jason Becker
Como está o documentário sobre sua vida?

Cara, estou muito empolgado. Está nos estágios iniciais. O diretor e eu achamos que é a chance de contar minha história. Será um longa-metragem com um monte de áudios e vídeos inéditos, além de entrevistas com muitos músicos com os quais trabalhei durante minha carreira. O site é jasonbeckermovie.com e o título é Perpetual Burn: The Story of Jason Becker. O filme é uma produção independente que utiliza mídia social e dá ao público o poder de garantir que o filme que ele quer ver seja feito.

Fonte da entrevista: GuitarPlayer


Um pouco mais sobre o Jason Becker...

Biografia:

Jason Becker é um guitarrista neo-clássico que ganhou fama aos 16 anos como virtuoso. Ele nasceu em Richmond (Califórnia, Estados Unidos) em julho de 1969.

Seu pai, Gary Becker, que tinha estudado violão erudito, lhe deu uma guitarra quando ele tinha apenas 3 anos de idade, e começou a lhe dar aulas. Jason passou a praticar músicas de Bob Dylan, Eric Clapton, Jeff Beck e Eddie Van Halen, entre outros. Jason praticava durante horas a fio, e estudou a obra de Niccolò Paganini.

Cacophony

Jason conheceu Marty Friedman, e os dois se tornaram amigos rapidamente, pois compartilhavam das mesmas preferências musicais. Sob a produção de Mike Varney eles montaram a banda Cacophony, que gravou dois álbuns: Speed Metal Symphony, em 1987, e Go Off!, em 1988. Ele também lançou um álbum solo, Perpetual Burn, em 1988. 
 O Cacophony excursionou por vários países, notadamente no Japão e na Europa, onde Jason foi formando uma legião de fãs e admiradores, ao mesmo tempo em que influenciava jovens guitarristas. 

A fatalidade

Aos 20 anos, Jason foi convidado para a banda de David Lee Roth para substituir Steve Vai, que havia deixado o grupo. Ele começou a gravar o álbum A Little Ain't Enough em 1990, e ganhou o prêmio de "guitarrista revelação" da revista Guitar Magazine.
  
As coisas iam cada vez melhores para Jason até que, ainda durante as gravações de A Little Ain't Enough, ele começou a sentir uma espécie de fraqueza na perna esquerda. Era o início da manifestação da Doença de Lou Gehrig, também conhecida como ALS — esclerose lateral amiotrófica — uma doença degenerativa e incapacitante, ainda sem cura. Embora Jason tivesse concluído, já com algum esforço, as gravações do álbum, ele não estava mais em condições de sair em turnê com a banda.

O mito

Jason tinha então uma expectativa de vida de mais 5 anos, o que não se concretizou. Ele foi perdendo todos os movimentos do corpo lentamente, até não conseguir mais mover nenhum membro, e seu estado de saúde tornou-se estável em 1997. Entretanto, enquanto ficava em casa, Jason continuou compondo e gravando em seu estúdio particular.
 Jason continua mentalmente ativo, se comunica através de movimentos do globo ocular e, com a ajuda de um programa de computador, consegue ainda compor. Foi dessa forma que ele lançou o álbum Perspective, em 1996. Jason ainda dá entrevistas e é muito bem-humorado, sendo assessorado por sua mãe.

Vários tributos foram lançados em homenagem a Jason Becker, e ele é admirado e idolatrado por muitos fãs, inclusive famosos. Músicas como Altitudes e Serrana são freqüentemente usadas como peças de estudo por guitarristas.

 Discografia 
  • Speed Metal Symphony — 1987 (com o Cacophony) 
  • Go Off! — 1988 (com o Cacophony)
  • Perpetual Burn — 1988 
  • A Little Ain't Enough — 1991 (com David Lee Roth) 
  • Perspective — 1996 
  • The Raspberry Jams — 1999 
  • The Blackberry Jams — 2003 
  • Collection — 2008
 Vídeos:











 COLETÂNEA PARA AJUDAR BECKER


O site brasileiro http://www.guitarclinic.com.br/  lançou a coletânea Heart of a Hero com o objetivo de levantar fundos para colaborar com o tratamento de Jason Becker, cuja carreira foi interrompida nos anos 1990 pela esclerose lateral amiotrófica (ELA) – doença neurodegenerativa fatal que atinge células nervosas e partes do cérebro e medula espinhal. São 19 faixas autorais de nomes como Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt, Edu Ardanuy, André Hernandes, Wanderson Bersani, Márcio Okayama, Michel Leme, Marcelo Barbosa, entre outros. O álbum está disponível para download gratuito no site do projeto.