quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Adicionando Graves ao Wah Wah Vox v847

Olá pessoal!

Postei aqui no blog recentemente algumas alterações para o Pedal "wah wah Vox V847", o pessoal gostou bastante. Eu sou um daqueles malucos que curtem customizar equipamentos. Este pedal Vox V847 entrou no meu set para substituir o também customizado CryBaby GCB95 Americano que eu tinha, mas eu estava insatisfeito com o timbre dele, mesmo após alterar alguns componentes, eu o achava distorcido demais. Enfim, o vendi e comprei o Vox Americano V847, inseri led e entrada de fonte, ficou bacana, para os que não viram o post confira aqui.
Curti bastante este vox, porém uma coisa me irritava muito, a perda de graves quando ligado, isso me tirava o sono, rs, pesquisei em toda internet alguma alteração que resolvesse isso, encontrei algumas, mas não obtive o resultado positivo. Resolvi então improvisar e fazer algumas experiências, descobri que o resistor 1K5 era responsável pelo grave, eu tinha alguns resistores em minha casa, testei vários, 1K8, 2K2 e outros, mas não curti nenhum resultado. Então parti para o plano B, eu mantive o resistor original 1K5, porém adicionei em série outros resistores e fui testando, até que encontrei o timbre desejado, com graves praticamente iguais ao do pedal desligado. Este resultado consegui de maneira muito simples, usei o resitor 1K5 em série com o 1K8, isso porque eu não tinha um resitor com o valor da soma dos dois que seria o 3K3. Como eu não tinha o resistor 3K3, resolvi deixar os resistores soldados em série mesmo, pois eu teria alguns eventos e não teria mais tempo para comprar o resistor 3K3, então ficou como a foto mostra.

O resultado me agradou muito, ficou muito vocal e com um ótimo timbre, as freqüências graves ficaram ótimas e as demais freqüências bem vintage, enfim curti muito e fiquei hiper satisfeito com o timbre.

Como eu sofri com a maldição da perda de grave, acho que muita gente ainda sofre, então resolvi compartilhar com vocês, espero que tenham gostado.

Abaixo fotos do pedal e os detalhes da alteração.

Instruções:

Na Fig.1 está circulada de vermelho o resistor 1K5 e a seta indica o posicionamento dele na placa. Basta trocá-lo por um resistor de 3k3 ou se você não tem ou não encontrou nas lojas de venda de componentes eletrônicos, improvise. Compre um resistor de 1K8 e ligue em série com o de 1K5, como mostra a fig. 2 e 3.

Fig. 1
Fig. 2






Fig. 3


Enfim pessoal, um resultado muito legal com uma alteração que qualquer um que tenha a mínima noção de eletrônica pode fazer.

Quem gostou comente!!!!!!!