quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Instalando Led e entrada de Fonte nos wah wah`s VOX v847 e Cry Baby GCB95


Olá pessoal!

Acabo de adquirir um wah wah Vox v847 americano, muito bom por sinal,  resolvi fazer as mesmas customizações que fiz no meu antigo Cry Baby GCB95, instalei led azul e adaptei entrada de fonte 9V, porém o GCB95 já vem com conexão para alimentação de fonte. Espero que vocês gostem desta postagem. 

Adaptando entrada de fonte no wah wah Vox v847

 É  notório que o modelo de wah wah Vox v847 americano não vem com entrada de fonte 9V, somente suporte para bateria, há rumores que eles já fazem este tipo de coisa para não correr risco de alterações no timbre clássico,  que podem ser causadas por fontes não confiáveis e não estabilizadas, mas compensa sendo true bypass. Os wah wah´s Vox v847 fabricados na china já vem com este recurso, um ponto positivo ao meu ver. Mas não podemos comparar os componentes americanos e a qualidade de mão de obra com as dos chineses, por isso vale a pena comprar um americano e adaptar uma entrada de fonte 9V.

 Então vamos lá!

Materias/Ferramentas:
  • Par de Fios finos de cor preta e vermelho (Pode ser outra cor, mas tome cuidado com o positivo é sempre bom utilizar a cor vermelha)·   
  • Plug fêmea DC-026-0.5 (Com parafusos para fixação)
  • Ferro de Solda
  • Solda
  • Multímetro
Procedimentos:

1º  Faça um furo com a broca que tenha o diâmetro da parte mais larga do conector macho DC (O conector da fonte 9v), para o conector poder passar livremente pelo furo, sem correr risco de tocar na carcaça do wah wah e causar curto.
 2º  Solde os fios no plug fêmea, lembrando que o positivo do conector macho é para fora, é a área externa do plug, por isso deve ser identificado no plug fêmea onde é o pino  positivo, para isso conecte o plug da fonte de 9v na fêmea, pegue o multímetro e coloque na escala DCV 20, ligue a fonte na tomada, pegue as ponteiras do multímetro e coloque a preta em um dos pinos da fêmea e o vermelho no outro pino, se no multímetro mostrar um valor com o menos (-) na frente, é sinal que a polaridade está invertida, inverta as ponteiras do multímetro, mostrando somente os números sem o sinal de menos, verifique e marque o pino que a ponteira vermelha está localizada. Pronto você achou o positivo.
3º  Solde o fio vermelho no posito da fêmea, solde o fio preto no outro pino que sobrou do plug fêmea
4º  Desencape os fios preto e vermelho da bateria, lembrando que ao desencapar não faça na mesma direção para não correr o risco dos 2 fios se juntarem e criar um curto.
5º  Solde o fio vermelho da fêmea no vermelho desencapado da bateria, o preto da fêmea solde no preto do fio preto da bateria. (para fica melhor esteticamente o ideal seria localizar no circuito do pedal o positivo e o negativo,  soldar os fios do plug fêmea diretamente na placa. Porém como os leitores em sua maioria não tem tanta experiência com eletrônica, preferi explorar o mais fácil e ser objetivo.
6º  Isole os fios de maneira segura com uma fita isolante de qualidade. 
7º  Ligue o plug macho no plug fêmea, ligue a fonte na energia, teste o pedal para ver se tudo está funcionando perfeitamente, se tudo estiver ok, fixe a fêmea com parafuso no furo, feche o pedal e seja feliz por economizar grana que você gastaria com as baterias.   
   

     Fig.1

    Fig. 2

Instalando led no Vox e Cry Baby

A instalação do led autobrilho utiliza o mesmo procedimento para ambos pedais.

Materiais:
  • Led Autobrilho
  • Fios par
  • Chave DPDT
  • Resistor 12k

1º Corte os fios verde, branco e azul da chave original on/off do pedal wah wah.
2º Instale a Chave DPDT na furação da carcaça do Wah Wah.
3º Solde os fios verde, branco e azul na chave 3DPT, como mostra a fig.3.
     
      

   Fig. 3

4º Ligue o Wah wah  e teste para ver se está funcionando, estando tudo ok, vamos para a instalação do led.
5º Faça o furo para a instalação do led.

  Fig. 4

6º Pegue o led e utilize o multímetro na escala de teste de continuidade ou diodo, geralmente apresenta o desenho como na fig.5.


Fig.5

Teste o led e descubra qual é o positivo, coloque a ponteira vermelha em um pino do led e a preta em outro pino, se não acender é porque está invertido, então inverta as ponteiras, se acender marque o pino que a ponteira vermelha está localizada, solde um fio vermelho no pino positivo do led, depois solde a outra extremidade no fio vermelho do conector de bateria, como mostra a fig.7.

 

 Fig.6

7º Solde o resistor de 12k no pino negativo do led, solde na outra extremidade do resistor o fio preto, este fio preto será soldado na chave DPDT como mostra a figura, pegue outro fio preto e solde em outro pino da chave DPDT como mostra a fig.7, a outra extremidade deve ser soldada no fio preto do conector da bateria. Agora faça o teste e veja se o led ao ligar o wah wah também é ligado. Se tudo estive ok, fixe bem e regule a altura a gosto a chave DPDT e bons sons...


Fig.7

   Fig.8


Obs: Na Fig.7 utilizei as cores de fios para o led, azul e branco,  no texto me referi como vermelho e preto. No desenho me baseiei no meu pedal que usa no led fios azul e branco. Tenha atenção para não se confundir, pois nas fotos e no desenho tem o azul do wah wah e o azul do led, são fios para diferentes funções. O desenho é bem claro, basta seguí-lo.

RESULTADO FINAL







RESULTADO FINAL NO SETUP

36 comentários:

  1. Esse menino é um gênio!Parabéns pela dedicação!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post. Muito interessante e útil! Parabéns. Poderia colocar a customização do CryBaby tb. Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Valew Gustavo, a internet é para isso, compartilhar!! Abs

    ResponderExcluir
  4. Quanto as customizações do Cry Baby, não sei se tenho fotos ainda, pois não tenho mais este pedal, porém a custom do led é a mesma coisa do vox. Abs e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, tenho uma duvida...
    comprei um pedal Cry Baby Gcb 95 e achei estranho que ele nao tem entrada para fonte de alimentação, apenas para bateria...e para eu por a bateria eh preciso abri-lo (desparafusar a chapa de baixo) eu queria saber eh o seguinte:
    Esse pedal é assim de fábrica, ou seja, foi lançado alguns modelos sem entrada para fonte de alimentação?!

    ResponderExcluir
  6. Cara seguinte, já tive um GCB95 e ele veio com entrada de alimentação, mas já vi alguns destes modelos sem entrada de energia, porém o estranho desta história é que todos GCB95 que já vi tem uma tampa na parte de baixo do pedal, justamente para colocar ou retirar a bateria, sem a necessidade de desparafusar a tampa inferior do do pedal. Se quiser enviar fotos do mesmo analiso melhor.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  7. olá, vi que vc soldou na placa os fios branco e azul. Eu não poderia solda-los no plug fêmea na entrada alimentação da fonte, tipo.:
    (positivo da fonte - positivo LED - resistor 12K - chave DPDT)
    (negativo da fonte - chave DPDT)

    não daria certo?

    No caso de ligar na placa, não estou conseguindo entender onde vc soldou os fios....VALEU!

    ResponderExcluir
  8. Seguinte, vc pode soldar os fios positivos e negativos onde estão soldados os fios do conector da bateria, apenas acompanhando para onde eles vão no circuito da placa, no meu caso o fio azul soldei no meio da placa, talvez deve ter sido isso q te confundiu, vou explicar. Eu acompanhei os fios do conector da bateria, porei achei q iria ficar muito encostado a solta que eu iria fazer, podendo causar algum curto, por isso, acompanhei no circuito o positivo desde o ponto que era soldado fio vermelho do conector de bateria na placa até uma área mais livre e cheguei aquele ponto do meio da placa. Isso fica a critério de cada um. Entendeu?

    Abs Claucilei Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs... Recomendo Spetto o uso do multímetro na escala de teste de continuidade! Fazer estas alterações sem utilizar o multímetro é quase suicídio...
      Caso queira use o Chat do blog... Estou sempre online...

      Abs! Claucilei

      Excluir
  9. Men Já Tenho Um Vox V847 e HellBabe Hb01 Behringer que me Satisfazem na questão Timbre Mais Estou Tentando Resolver o Problema do Meu Wah-Wah
    Onerr Cryin Cb01 The Wah Wah Pedal Gostei do Timbre dele Será que tem
    como somente Trocar a Chave de Acionamento que Quebrou ou Mudar ele pra Bypass e colocar um Led Diminuir a Saída de Ruídos na Execução do Efeito!

    Sou de Salvador e há Uma Grande Dificuldade Aqui
    de encontrar Peças de Reposição!
    Aguardo!
    Um Abraço Guitar Men!

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo, posso te ajudar, mas, por favor, poste seu email ou envie um email para claucilei@gmail.com e trocamos idéia, ou por msn: navegador_x11@hotmail.com.

    Claucilei Santos

    ResponderExcluir
  11. Fala Amigão, Blz?! então tenho Wah da VOX o americano, fiz a adaptação para eliminação de bateria, mas quando ligo na fonte ele gera um zumbido estranho... o q pode ser?? ou como arrumar isso?! Att.. RaCOLTH

    ResponderExcluir
  12. Fala Rafael Favaro, como vai? tudo bem? Obrigado por visitar o blog!
    Vamos lá, que tipo de ruído é gerado, um do tipo hummmmmmmm? Se for deve ser pq a fonte não é estabilizada. Caso seja outro ruído, exemplifique melhor, para eu poder te ajudar!!

    Me faz um grande favor? Siga o blog?

    Abs!!!
    Claucilei Santos




    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Claucilei... gostei muito do blog... tenho dado uma sapeada nas matérias e achei muito bom.. Gosto muito de equipamentos para áudio... gosto mais do que toco, saca? kkk ... e infelizmente o pedal faz um zumbido ao ligar mesmo, mas a fonte é específica para pedaleira (uso um pedalboard Boss BCB-60)... apenas comprei um cabo adaptador (conversor) de bateria para fonte 9v (exatamente como do link abaixo)

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-446463112-adaptador-para-fonte-de-pedais-de-guitarra-_JM

      estranho né?... e o timbre parece que não sôa a mesma coisa... fica meio forte... pensei na Amperagem da Fonte, pois só tenho 3 pedais + o Wah... já q ela seria para 7 pedais... não sei... Abraxxx.. e desculpe ai a demora, é q não sei como fazer para "seguir" o blog, não manjo muito dessas coisas de internet... Valew... Rafael

      Excluir
    2. Fala Claucilei... gostei muito do blog... tenho dado uma sapeada nas matérias e achei muito bom.. Gosto muito de equipamentos para áudio... gosto mais do que toco, saca? kkk ... e infelizmente o pedal faz um zumbido ao ligar mesmo, mas a fonte é específica para pedaleira (uso um pedalboard Boss BCB-60)... apenas comprei um cabo adaptador (conversor) de bateria para fonte 9v (exatamente como do link abaixo)

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-446463112-adaptador-para-fonte-de-pedais-de-guitarra-_JM

      estranho né?... e o timbre parece que não sôa a mesma coisa... fica meio forte... pensei na Amperagem da Fonte, pois só tenho 3 pedais + o Wah... já q ela seria para 7 pedais... não sei... Abraxxx.. e desculpe ai a demora, é q não sei como fazer para "seguir" o blog, não manjo muito dessas coisas de internet... Valew... Rafael

      Excluir
  13. Olá Rafael Favaro, obrigado pela visita, quanto ao adaptador não acredito que ele seja o responsável por mudar o timbre do seu pedal, o que pode está acontecendo é sua fonte não ser estabilizada.


    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  14. qual a diferença entre a chave original e essa Chave 3PDT, e quantos watts de potencia tem o resistor de 12k?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Bonanno, a chave original tem 3 terminais, utilizados para os fios verde, branco e azul, para adicionar um led seria necessário o uso de mais dois terminais, por isso a chave de 6 terminais foi utilizada, um terminal ficou fora de uso. Quanto ao resistor vc compra apenas com a nomenclatura 12k, não precisa outra informação.

    Grande Abraço, fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  16. E OUTRA DUVIDA É O SEGUINTE, SÓ ENCONTRO ESSA CHAVE COM 9 TERMINAIS!

    COMO SERIA COM UM DE 9 TERMINAIS?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Bonanno!

    Com 9 terminais vc teria que verificar o fechamento dos pares para utilizar os pares certos, porém segue o link de onde eu compro estas chaves, http://www.soldafria.com.br/chave-dpdt-para-pedal-modelo-solda-fio-p-697.html, o preço é muito em conta e a qualidade é boa.

    Obrigado pela visita!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Desculpe, mas a chave da foto não é uma DPDT? Ela tem 6 polos! Uma 3PDT possui 9! Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite realizei todo o procedimento no meu pedal wah, coloquei um led para sinalizar o on e off, quando ligo a chave 3pdt 9 vias da um estalo no momento do ato de ligar, quero saber como posso retirar isso ou se realmente tem alguma possível possibilidade?

    usei esse layout:

    http://img689.imageshack.us/img689/1671/v847newmod.gif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por nos visitar A&O, vamos lá, em primeiro lugar você deve verificar os fechamentos dos pares da chave 3dpdt, para ter certeza que ao ligar a chave o fio esta sendo ligado a outra extremidade. Ex. a chave funciona 3dpdt ligada em pares, então vc tem q achar o par que ao ligar a chave vai fechar e abrir ao desligar. O ex da imagem é bem claro. http://2.bp.blogspot.com/-3t96XegvAOQ/Ute3BA8KkyI/AAAAAAAABkM/pKnaG0AiFyQ/s1600/LED+WAH+WAH+VOX1.jpg, para usar chaves dpdt é preciso testar com o multímetro e descobrir os pares que trabalham fechando e abrindo, isso é primordial, acredito que você se perdeu nestas ligações por este motivo. A imagem acima é bem clara, tente por ela a sua modificação.
      Grande abraço!

      Excluir
  20. Boa noite, esse procedimento de instalação de led é sem a modificação true bypass??
    Porque não quero modificar, so por o led mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Mark Stanley, esta modificação não altera o true bypass, somente add o led.
      Vou te pedir um favor, siga o blog.
      Grande abç!

      Excluir
  21. Parabéns me ajudou muito vou por a mão na massa vou segue a risca!!! vamos ver se o meu vai ficar igual!!!

    uma pergunta

    eu uso fonte distribuidora da fire para 10 pedais.. se eu pegar um cabo de alimentação e cortar os fios da bateria e emendar direto conectando a fonte daria defeito ? Abç desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser feito direto pela alimentação da bateria, sem problemas, mas esteticamente não deve ficar muito legal. Obrig pela visita!Abs!

      Excluir
  22. Olá! Não sei se terei resposta... Mas quebrei minha chave do cry de 3 pinos... Eu sei Q não tem nada a ver com o LED... Mas posso usar uma de 6 pinos pra substituição como na figura 3? Não vou fazer a ligação do LED... Só arrumar mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clauber, obrigado pela visita, quanto a sua pergunta, a resposta é sim, vc pode usar uma chave de 6 pinos, sem problemas, melhor sobrar do que faltar, não é? Rs, use como na figura 3 deste post.
      Grande Abç e fica com Deus!

      Excluir
  23. Ola,tens certeza que nao altera o timbre se usar fonte,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Thiago, não entendi muito bem a sua pergunta, mas se vc está falando em usar bateria de 9v, com certeza não altera o timbre, pelo contrário, a energia das baterias são mais estabilizadas e de qualidade incomparável as das fontes, pois não passam por eventuais variações como sofrem a rede 115/220v. Abç e obrigado pela visita.

      Excluir
  24. Olá Claucilei bom dia!
    Tudo bem mei caro?
    Parabéns pelo post, acho muito bom e útil.
    Eu comprei um Cry baby 535Q e gostaria de saber se poderia ligar o Led no plug fêmea que alimenta o pedal, ou terei que instalar outra entrada de alimentação só para o led?
    Desde já agradeço e aguardo resposta.
    João Filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, que bom que gostou da postagem, estamos aí para compartilhar experiências, quanto a sua pergunta, faz o seguinte, me manda umas fotos do pedal aberto e principalmente da chave que aciona o pedal, depois disso terei como te responder com mais precisão. Abç!

      Excluir
  25. Cara muito obrigado pela atenção e instrução que vc me deu para fazer a fonte 9V pegar no meu Vox v847 americano.

    ResponderExcluir