domingo, 29 de agosto de 2010

Modificações no Wah Wah CryBaby Dunlop GCB95

Olá Pessoal!
Hoje vou falar sobre modificações no Pedal Wah Wah da Dunlop Crybaby modelo GCB95 e o resultado destas modificações. Há alguns meses adquiri o tão usado Crybaby GCB95, presente no Set de tantos famosos, exemplo (Faiska, guitarrista do Fábio Jr.), pois bem, o timbre realmente é maravilhoso, mas tinha uma coisa que me incomodava, na verdade duas coisas, mas uma das 2 coisas que  me incomodava era característico deste modelo. O segundo problema é característico de 90%  dos WahWah´s do mercado, no meu ponto de vista é um problema, vamos a eles.
1º problema característico do GCB95 - Agudo excessivo quando pisado até o fundo, muito irritante por sinal.  A maneira que achei de amenizar este problema foi regulando a aste dentada que tem abaixo do local onde se pisa para usar o curso do pedal. Abrindo o pedal dá para ver uma aste dentada que é encaixada na engrenagem do potenciômetro, desparafuse e regule o potenciômetro de maneira que o curso final atinja menos agudos. 

2º problema mencionado onde 90% dos pedais de marcas distintas do mercado apresentam - É  referente à indicação de ON/OFF, os melhores pedais do mercado não apresentam um Led, algo que atrapalha muito no palco.

Pensando nestes problemas resolvi fazer algumas modificações no meu GCB95, a primeira alteração foi adicionando o led azul neon, a segunda, alterando um dos 4 Capacitores de Polyester metalizado Box, responsável pelos agudos e ainda existem outras opções. 

Vamos às modificações detalhadas:

INSERINDO UM INDICADOR ON/OFF (LED)
Para inserir o led primeiro devemos localizar a corrente de 9v que irá alimentar o led, no resistor como mostra a figura abaixo podemos localizar o Positivo, logo ao lado do positivo localizamos o negativo no diodo.




Solde o resistor limitador de corrente(1 a 3K, dependendo do quão brilhante você deseja o LED)  
Obs. Verique no led qual é o lado negativo e solde o resistor. 
Por favor note que estou usando um switch 3PDT na figura acima,  pois pode ser aproveitado em caso de modificação p/ true bypass, assunto muito batido na internet, eu não irei abordá-lo aqui. Lembrando que para adicionar um LED requer um maior switch que o SPDT(Original do Pedal).

Como este pedal também tem um bypass verdadeiro modificado (o branco / fios pretos são o "input novo efeito" e fios de terra, respectivamente), eu precisava de um 3PDT para permitir a comutação LED. Se você decidir manter o bypass, uma DPDT será suficiente.  
Solde o fio vermelho que vem do resistor de 9v no terminal da 3DPT ou DPDT na posição indicada na figura da 3PDT ou DPDT, depois solde o fio vermelho que vem do led no segundo terminal, não tem mistério. 

Vale ressaltar que para fazer estas modificações deve-se ter no mínimo noção de eletrônica para não danificar o pedal.

Esta imagem mostra a instalação com a chave DPDT.
Resultado Final
Na figura abaixo o led foi instalado na lateral, no meu caso instalei na parte superior como é usado na maioria dos pedais, pois acho mais funcional.
MODIFICANDO O TIMBRE
AGUDOS
Para alterar os agudos excessivos eu troquei o Capacitor de Polyester metalizado box de 0.01uF por Capacitor Polyester Metalizado Box de 0.022Uf (22k 100v), realmente resolveu o problema de agudos, ficou muito bom.

MÉDIOS
Para ganhar um pouco mais de médios, eu substituí o resistor de 1K5 por um resistor de 2.2K, o que ajudou inclusive a atenuar a mudança de graves pra agudos durante o ciclo do pedal
GRAVES 
Trocando o resistor de 33K por um de 68K e o  Resistor de 390 ohm por um resistor de 270 ohm, o pedal vai soar mais WOH e mais grave como os pedais de wah wah Vox.
WÉH nem WOH e sim Wah Wah
Existe a possibilidade de colocar um de resistor de 33K para 47K, para não ficar nem WÉH nem WOH.
 




Basicamente foram estas alterações que eu fiz em meu GCB95 e gostei do resultado.
LISTA DE MATERIAS:

Substituições:
Capacitor de Polyester metalizado box de 0.01uF,PARA Capacitor de Polyester Metalizado Box de 0.022Uf = 22k 100v
Resistor de 1K5 Por Resistor de 2.2K
Resistor de 33K Por Resistor de 47K.
Resistor de 33K Por Resistor de 68K
Resistor de 390 ohm Por um resistor de 270 ohm
Componentes a ser trocados:
Capacitor de Polyester Metalizado Box de 0.022uF
Resistor de 2.2K
Resistor de 47K.
Resistor de 270 ohm
Resistor de 68K
Chave DPDT ou 3PDT
Espero  ter ajudado com este post!
Comentem pessoal!!!