domingo, 8 de fevereiro de 2009

VICTOR WOOTEN

Victor Lemonte Wooten (nascido em 11 de setembro de 1964) é um baixista notável, considerado um dos melhores de sua geração. O que pouca gente sabe é que o Victor Wooten teve aulas com o brasileiro já falecido e muito bem falado pela crítica mundial, isso mesmo, mundial, o baixista Nico Assumpção, morreu aos 49 anos, era um baxista muito conhecido, mais no exterior que no Brasil, em sua carreira gravou mais de 600 cds. Entre suas atuações mais significativas no panorama fonográfico brasileiro, podemos destacar os discos de: Milton Nascimento, João Bosco, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Wagner Tiso, Cesar Camargo Mariano, Ricardo Silveira, Gal Costa, Helio Delmiro, Maria Bethania, Marcio Montarroyos, Raphael Rabello, Edu Lobo, Léo Gandelman, Toninho Horta, Victor Biglione e muitos outros. No cenário internacional, Nico tocou e gravou com alguns dos mais expressivos e reconhecidos artistas, entre eles: Kenny Barron, Billy Cobham, Larry Coryell, Joe Diorio, Eliane Elias, Frank Gambale, Joe Henderson, Ronnie Foster, Lee Konitz, Harvey Mason, Pat Metheny, Airto Moreira, Flora Purim, Ernie Watts, Sadao Watanabe e Phil Woods. Infelizmente o brasileiro valoriza pouco talentos da terra. Veja o vídeo de Victor Wooten, o aprendiz de Nico Assumpção.

BAIXISTA ARTHUR MAIA

VIDEO AULA COM 4 ESCALAS

EDDIE VAN HALEN LANÇA SUA NOVA GUITARRA

O ano de 2009 começa com uma instigante novidade para amantes de boas guitarras, particularmente das usadas por Eddie Van Halen. O guitarrista acaba de lançar mundo afora sua nova EVH Wolfgang.O modelo foi desenvolvido durante dois anos de intensas pesquisas e outro de testes no palco, durante os shows da turnê realizada entre 2007 e 2008. Além disso, traz toda a bagagem de 35 anos realizando experimentos.“Guitarra representa uma extensão pessoal do jeito de tocar de cada um”, comentou Eddie. “Você tem que estar emocional e espiritualmente conectado com seu instrumento. Eu poderia simplesmente ter ficado em casa e construído essa guitarra para mim. Entretanto, preferi colocá-la no mercado devido à grande procura dos equipamentos que costumo usar”.A EVH Wolfgang que estará nas lojas será idêntica à que Eddie Van Halen usa nos palcos e em suas gravações – desde os aspectos básicos aos mínimos detalhes. Garantia do próprio.Em 2007, Eddie Van Halen e a Fender trabalharam em conjunto para lançar uma série de produtos personalizados, incluindo o novíssimo amp EVH 5150III e a edição limitada da réplica da guitarra Eddie Van Halen Frankenstein.No site oficial do Van Halen é possível conferir fotos da nova EVH Wolfgang (www.van-halen.com/news.html) – como essa que está ilustrando este texto. Para outras informações, você também pode acessar http://www.evhgear.com/.

JOE SATRIANI x COLDPLAY

Joe Satriani acusou o Coldplay de plágio na música Viva La Vida. Para o guitarrista, os britânicos teriam reproduzido trechos de sua instrumental If I Could Fly, que gravou no disco Is There Love in Space?, de 2004. Você já ouviu ambas as músicas? O que você achou disso? Merecia processo judicial? Comentem!!!

PEDAIS ANALÓGICOS DIGITECH

Digitech HardWire
A DigiTech lançou uma linha totalmente nova, denominada HardWire, que reforça a excelente imagem dos produtos da marca no segmento de pedais para guitarra. O design e a concepção dessas unidades impressionam, principalmente pela robustez. Sua indestrutível carcaça de metal tem proporções bem mais avantajadas do que a concorrência, e até mesmos seus incríveis knobs de alumínio foram projetados para competir na categoria peso-pesado. Os pedais HardWire se parecem com pequenos e coloridos tanques de guerra.Se externamente eles são tão fortes como parecem, internamente, ao que tudo indica, também não são nada fracos. Todos apresentam o que há de mais avançado na tecnologia DigiTech, como um circuito que otimiza a carga das baterias, mantendo a voltagem constante durante toda a vida delas. Além desse avanço, todos os HardWire possuem chaveamento com bypass verdadeiro, garantindo o timbre inalterado do instrumento quando o pedal está fora de operação. Foi testado pela revista Guitarplayer sete modelos dessa nova linha, com várias guitarras e amplificadores diferentes. Os testes estão na revista Guitarplayer de Jan/2009. Pelo que demonstrou, a GuitarPlayer ficou satisfeitíssima com a qualidade desta nova linha de pedais da digitech.
O preço não é tão acessível assim, mas vale a pena juntar um pouco a mais p/ ter produtos de alta qualidade.

STANLEY JORDAN

Um certo dia vi em um filme um cara entrar em um bar destes dos EUA que rola música ao vivo e a câmera focou um cara franzino que tocava guitarra como se o braço fosse um piano, fiquei pasmo, pensei "como pode ser isso, deve ser uma montagem, seilá, é filme né!!!!!" Para minha surpresa depois de vários anos vi uma entrevista dele em um programa e não é que era verdade mesmo. Ele contou um pouco de sua vida, "disse que era pianista quando criança, porém diante das
dificuldades financeiras seu pai precisou vender o piano, ele comprou uma guitarra e passou a estudá-la de forma diferente, como se o braço fosse um piano e focou o estilo jazz".
Stanley possui um talento que poucos tem no mundo, ele não usa a técnica de paletadas na mão direita, ele usa a técnica apuradíssima que chama-se TAPPING. Veja abaixo os vídeos.

Vídeo 1 Um dia destes estava conversando com um amigão no trabalho o Marcus Vinícius, amante da boa música também, ele dizia que estava em Rio da Ostras/Rj em um praia e Stanley Jordan estava se apresentando por lá, o público estava disperso e em nada valorizava o talento do músico, compartilhei da indignação de meu amigo, pois ser músico solo não é nada fácil, não se fica milionário com esta profissão, é mais pela paixão pela música, poucos que não são músicos entendem o que quero dizer.

Vídeo 2